EntrarCategorias

Como funciona a compra em dólar no cartão de crédito?

Como funciona a compra em dólar no cartão de crédito?

A globalização trouxe consigo uma série de facilidades, dentre elas, a possibilidade de comprar o que você bem entender, quando e onde quiser. A maioria das lojas internacionais vendem em dólar e, apesar de não ser a nossa moeda corrente, é possível fazer compras em dólar no cartão de crédito! Como? Vem que te eu explico!

Para não precisar fazer câmbio a todo momento ou carregar um monte de dinheiro na carteira ao realizar uma viagem para fora do país, a opção mais prática que se encontra hoje, é fazer os pagamentos na moeda estrangeira via cartão de crédito.

A transação é rápida, prática e não possui muita diferença de uma compra feita em real. Entretanto, é preciso ter cuidado ao realizar este tipo de transação. Isso porque, muito embora o ato de comprar em dólar ou em real não possuam grandes diferenças entre si, as tarifas e as taxas cobradas costumam variar bastante.

Desta forma, sabendo que cada banco segue as suas próprias regras, é importante que você leia as entrelinhas do que a sua instituição financeira fala sobre cobranças em moeda estrangeira no cartão de crédito para não receber uma surpresa desagradável ao receber a fatura mensal.

Além disso, é preciso que se tenha outros cuidados para compreender melhor sobre o tema, entender quais taxas e tarifas podem incorrer sobre a compra e como de fato funciona a compra em dólar no cartão de crédito. Para isso, acompanhe o conteúdo a seguir:

Entenda como a cobrança em dólar acontece no seu cartão de crédito

Ao fazer uma compra em dólar no cartão de crédito, o que acontece é uma espécie de pré-reserva do valor em real. Geralmente, as operadoras lançam o valor do câmbio referente ao dia da compra de imediato, porém, isso não significa que o montante final será esse.

Na prática, ao fechar a fatura, um reajuste é aplicado calculando o valor do câmbio naquela data. Vale ressaltar que independente se o dólar estiver custando mais ou menos, um lançamento com a diferença é feito na fatura para que tudo seja reajustado.

Portanto, se no dia da sua compra o dólar custava U$5,20 e no dia do fechamento da fatura seu preço estiver U$5,30 , será cobrada a diferença de U$0,10 a fim de que haja a correspondência com o preço da moeda no dia de fechamento da fatura.

Taxas e tarifas para compras em dólar no cartão de crédito

Ao realizar compras em moeda estrangeira, como é o caso do dólar no cartão de crédito, existem algumas taxas e tarifas adicionais que podem ser cobradas.

O IOF, Imposto sobre Operações Financeiras, por exemplo, é um deles e equivale (desde 2016) a 6,38% do total da compra. Este valor é somado também à fatura.

Outra cobrança feita sobre compras em dólar no cartão são os spreads, que nada mais é do que uma taxa cobrada por cada banco de acordo com o conveniente. Normalmente, o percentual varia entre 0% a 7% do valor da compra em dólar final e é calculado com a intenção de cobrir gastos operacionais em decorrência da transação.

Todos os bancos fazem a cobrança da mesma forma?

Atualmente, não há uma obrigatoriedade ou padrão de cobrança pré estabelecido aos bancos referente às compras em dólar no cartão de crédito. Isso acontece, principalmente, porque cada instituição pode cobrar uma taxa sobre a cotação do dólar, o já citado spread.

Esse valor oscila entre cada instituição, o que acaba permitindo que cada qual estabeleça o percentual que lhe for mais conveniente. Enquanto alguns bancos trabalham com o spread a 1%, há ainda, os bancos que cobram os 7%.

Portanto, se a sua intenção é realizar este tipo de transação (compra em dólar no cartão de crédito), vale a pena se informar com a sua instituição bancária as taxas cobradas para este tipo de compra.

Por que comprar em dólar e não em real?

Bom, se não é um hábito seu fazer compras em moeda estrangeira, você dever estar se perguntando o que faria uma pessoa se dar ao trabalho de passar por tantas taxas e variações para realizar uma única compra, não é mesmo?

É simples: além do lógico, que é a utilização do cartão em trânsito, quando o cliente está em viagem e não deseja levar o dinheiro vivo em mãos, há também a compra de itens importados em sites internacionais.

Neste caso, existem duas situações mais comuns onde este tipo de transação costuma ocorrer:

  1. Quando o cliente deseja comprar um produto importado que não tenha no mercado nacional e o adquira diretamente no site estrangeiro.
  2. Quando o cliente encontra um produto importado vendido no mercado nacional com preço muito superior ao vendido no estrangeiro. Por exemplo, é comum encontrar produtos importados com preço superior a 10x o valor vendido lá fora. Nestes casos, o consumidor pode achar mais econômico fazer a transação cambial do que realizar a compra em solo nacional.

Muito embora cada pessoa costuma ter suas lógicas individuais, em geral, existe uma série de motivos para que a compra em dólar via cartão de crédito seja a opção mais adequada. Independente de qual seja, é preciso considerar todos os pormenores antes de finalizar a compra para evitar surpresas desagradáveis na fatura!

Vale mesmo a pena fazer compras em dólar no cartão de crédito?

Dizer se uma compra em dólar feita no cartão de crédito vale ou não a pena é uma questão muito pessoal. Cada um deve colocar na balança os prós e contras da transação para concluir se é mais benéfico realizar a transação ou não.

Isso porque, como vimos, existem uma série de cobranças que podem inviabilizar ou diminuir os benefícios obtidos pela transação. Considerando todos estes aspectos, é indiscutível que apesar disso, em muitos casos, a compra em dólar no cartão de crédito acaba compensando. De todo o modo, é importante ter a compreensão de todo o processo de funcionamento para que não seja pego de surpresa!

E por falar em economias, uma dica que pode te ajudar a economizar um bom dinheiro no final do mês, é usar e abusar dos cupons de descontos. Aqui, você tem acesso a uma gama de cupons que realmente valem a pena!

Veja também

Melhor Comprar Cupom de Desconto

Adicione o Melhor Comprar no Chrome
Veja os cupons de desconto direto no site da loja!