Os famosos Cashbacks são muito utilizados atualmente e chamam a atenção dos clientes que dia após dia dão preferência para o uso. Mas, você sabe o que são e como funcionam os cashbacks?
Resumidamente, os cashbacks são uma espécie de recompensa, podendo ser de diversos tipos e variar de acordo com a loja ou empresa que o administra. Entretanto, os métodos comuns incluem creditar sua conta, conceder pontos que podem ser convertidos em dinheiro ou enviar um cartão-presente.
Além disso, alguns programas de reembolso são adaptados à sua atividade de compras pessoal e, ao contrário dos cupons de desconto que exigem que você preencha e envie formulários, os programas de reembolso facilitam o início e automatizam o processo.
Considerando todos estes aspectos, não há como negar, os cashbacks chegaram com tudo e prometem fidelizar clientes e potencializar vendas. Vamos entender mais sobre no decorrer deste artigo.
O que é cashback?
Cashback, trata-se de uma palavra em inglês que se traduzida significa algo semelhante a “dinheiro de volta”. Logo, é exatamente isso que o cashback é. Afinal, ao realizar uma compra de um produto em um site com tal funcionalidade, o cliente receberá parte do valor pago de volta.
Desta forma, essa tem sido uma das estratégias de diversos e-commerces e empresas que investem pesado no meio digital.
Entretanto, é importante destacar que existem diversos tipos de cashbacks, variando conforme as definições de cada loja, empresa ou programa. Em alguns casos, o cashback é feito em porcentagem, em outros em bônus e em outros em GiftCards.
Além disso, em determinados casos, é preciso atingir um valor mínimo para receber os benefícios ou ainda, esperar um período pré determinado. Portanto, é importante estar atento a todos estes pontos.
Como surgiu o cashback?
Embora pareça ser algo totalmente novo e digital, as recompensas de cashback surgiram inicialmente em 1998 e foi criado pela empresa Ebates localizada na Califórnia - EUA. Esta empresa, era especializada em reembolsos e recompensas de compras que dependia de links de afiliados para ganhar dinheiro.
A partir disso, não demorou muito para que outras empresas notassem os cashbacks e passassem a também utilizá-los. No Brasil, por exemplo, o cashback foi implementado em 2007 e desde então tem ganhado força no mercado, principalmente em compras online.
Como funciona o cashback?
Resumidamente, os sites de cashbacks funcionam como intermediários online. Uma vez que em muitos casos para conseguir o cashback, é preciso acessar a loja pretendida através de um link gerado pela empresa ao invés de ir diretamente para a pretendida.
É importante destacar que embora isso aconteça, o varejista que lhe vendeu o produto e/ou serviço, continua sendo o responsável pela sua compra, a diferença é que ele enviará uma parte do valor para a empresa de cashback que repassará parte dele para você.
Assim, antes de ir ao site de uma empresa para comprar um item, primeiro verifique se eles têm um acordo com alguma empresa de cashback, Ame, por exemplo. Se o fizerem, use o link para acessar o site da empresa ou prossiga com a compra, garantindo o seu bônus ou dinheiro de volta.
Além disso, é importante ter em mente que em alguns casos, o recebimento dos ganhos de sites de cashbacks pode levar dias ou até semanas para chegar em sua conta.
Em alguns casos, pode acontecer do cashback nem chegar. Isso acontece principalmente por erros com os links ou por ter realizado a compra fora das condições da empresa que administra estes cashbacks.
Assim, você economizará com suas compras e poderá usufruir de ótimos benefícios!
Cashback é seguro?
No geral, os sites de cashbacks são seguros, os mais utilizados são. Entretanto, não se esqueça: antes de realizar qualquer compra em um site novo, pesquise sobre a empresa e avalie as recomendações antes de linkar sua compra ao site.
Esse procedimento é fundamental para garantir a proteção dos seus dados pessoais e financeiros.
Se as empresas devolvem o dinheiro, o que elas ganham com isso?
Engana-se quem pensa que as empresas que repassam uma porcentagem do valor da compra ou bônus não estejam ganhando nada em troca. Estão e estão muito!
A coisa mais importante a se entender sobre sites de cashback é a jornada online que você precisa fazer para reivindicar o dinheiro. Isso é rastreado por pequenos arquivos chamados “cookies”. Estes cookies contêm informações úteis sobre seu histórico de navegação.
Outra forma de lucrar com suas compras é que através dos cashbacks, algumas empresas também ganham uma breve porcentagem em cima do produto ou cobram taxas quando você transfere o dinheiro para a sua conta.
Além disso, o cashback tem grande influência no impulsionamento do site, já que por conta da visibilidade dos comércios, estes passam a atingir um maior número de pessoas que podem se tornar futuros clientes.
E claro, se o atendimento for bom e o usuário ficar satisfeito com sua compra e cashback, muito provavelmente ele voltará a comprar com essa empresa, criando um forte vínculo de fidelidade com as lojas.
Logo, os cashbacks não apenas proporcionam benefícios para os compradores, como também proporciona inúmeras vantagens para as empresas que os oferecem.
Vale a pena usar cashbacks?
Qualquer dinheiro extra é bem-vindo, não é mesmo? Dito isso, é válido afirmar que os sites de cashback valem a pena sim, mas normalmente são mais vantajosos em compras maiores e contratos contínuos, como eletrodomésticos e telefones celulares. Isso porque, como vimos, muitos deles são pagos em porcentagens em cima do valor total da compra.
E para economizar ainda mais, algumas empresas ainda permitem a utilização de cupons de descontos. Para conhecer alguns, clique aqui e divirta-se!